Pular para o conteúdo principal

Sabonetes que auxiliam no combate a acne




Após 15 anos de pesquisas com o Zingiber Zerumbet, conhecido como gengibre amargo, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o doutor em Biotecnologia e Recursos Naturais Carlos Cleomir e seu grupo de pesquisa, desenvolveu a partir do óleo essencial dessa planta e de frutos amazônicos, sabonetes que auxiliam no combate da acne vulgar.

A dermatose atinge aproximadamente 90% dos adolescentes. A expectativa do pesquisador é lançar o produto até setembro de 2014.

O sabonete vegetal antiacne e antisséptico foi patenteado pela empresa Biozer da Amazônia, que é de propriedade de Carlos Cleomir e uma das sete empresas incubadas pelo Inpa. A primeira etapa já foi concluída, inclusive com a obtenção do protótipo (produto de teste nos resultados parciais do projeto).

“Este produto tem um diferencial se comparado aos outros que já estão no mercado, pois os extratos retirados do gengibre possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacterianas. Esta é proposta do sabonete, que chegará ao mercado até setembro”, explicou o pesquisador.

Originário da Ásia, o gengibre amargo foi encontrado pelo pesquisador e sua equipe em visitas técnicas e excursões realizadas em Iranduba, Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, municípios amazonenses que possuem grande quantidade da planta.

Em Manaus, o gengibre amargo, foi localizada em áreas rurais como Tarumã Mirim e Puraquequara.

Segundo o pesquisador, apesar das potencialidades medicinais e econômicas, as pessoas utilizam a planta basicamente para ornamentação, neste caso a flor.

Carlos Cleomir lembra que antes suas pesquisas estavam voltadas para a potencialidade de combate ao câncer com o uso do gengibre amargo, porém ele observou que planta tinha base científica para expansão dos estudos.

A substância Zerumbona é o principal composto bioativo dos rizomas da planta. Mas, segundo Cleomir, é possível utilizar a planta inteira, inclusive as folhas para a produção de produtos e pesquisas à base do gengibre amargo.

De acordo com a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Inpa, Rosangela Bentes, o produto tem um grande valor potencial e econômico para o norte do Brasil.

“É um dermocosmético com potencial de tecnologia verde, que para a produção demanda a valorização da cadeia produtiva, para que haja desenvolvimento do produto”, disse.
O sabonete é um dos sete produtos e registros de patentes depositados pelo Inpa no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em 2013. O projeto para desenvolver o sabonete contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).


Mercado:

Para o pesquisador Carlos Cleomir, é necessário que haja investimento na matéria prima, para que se possa ter produção industrial.

Desta forma, o Inpa juntamente com a Biozer da Amazônia tem um projeto de desenvolvimento sustentável, que visa criar uma “Unidade Demonstrativa de Cultivo e Bioprospecção de Espécies Amazônicos”, que será construída na comunidade Tarumã Mirim, propriedade da União Federal e que está em fase de tramitação para liberação da área.

A unidade irá atuar na cadeia produtiva de fitoterápicos (gel, pomadas, extratos), cosméticos (gel, pomadas e sabonetes) e alimentos, como geleia mista de frutos amazônicos e iogurte funcional.

Os nomes dos frutos seguem em sigilo contratual. A Unidade Demonstrativa é financiada pela Finep, Inpa e Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB).

O sabonete será sólido, porém não será descartada a opção de produção líquida, terá tamanho e preço semelhantes aos produtos disponíveis no mercado.

“Esse produto chegará ao mercado, pois está sendo desenvolvido pela empresa incubada no Inpa tendo em vista que tais produtos são oriundos de dois pedidos de patentes de processo e composição transferida para a empresa em 2011, e que culminou no desenvolvimento do mix de produtos, que durante dois anos a empresa licenciada realizou caracterização dos produtos que hoje também são protegidos em co-titularidade”, contou Rosangela Bentes.


Enviado por : Leonardo Jeronimo / Foto : Daniel Jordano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a