Pular para o conteúdo principal

Exames periódicos e bons hábitos previnem doenças cardiovasculares


 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares (DCVs) são responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes por ano, um terço do total de mortes no mundo. 

O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro, o Grupo BIOFAST, uma das principais redes de laboratórios de análises clínicas do País, oferece dicas de como cuidar de um dos órgãos mais importantes do nosso corpo: o coração.

Os problemas cardiovasculares podem ser fatais, principalmente, quando a pessoa não sabe que sofre desse mal. 


Por isso, é de grande importância fazer check-up ao menos uma vez por ano e realizar exames, como hemograma completo, que detecta alterações sanguíneas, e o dos níveis de colesterol, um dos principais responsáveis por doenças no coração quando em níveis elevados.

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, sendo responsável pela síntese dos hormônios sexuais, da vitamina D e dos ácidos biliares. 

Sua alta concentração gera a aterosclerose, doença caracterizada pela restrição do fluxo de sangue que vai para o órgão, deixando-o sem oxigênio e nutrientes vitais para que opere de maneira adequada, causando infarto ou até mesmo derrame cerebral.

A alta concentração do lipídio faz com que placas de gordura se formem nos vasos sanguíneos, dificultando o fluxo de sangue. 


O excesso de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, é transportado pelas lipoproteínas de densidade baixa do fígado para os tecidos e entope as artérias. 

 Já o HDL, conhecido como “colesterol bom”, é responsável por proteger as artérias de bloqueios, uma vez que tira o excesso da corrente sanguínea e transporta até o fígado, no qual será reaproveitado.

Vale destacar que a detecção e o controle do diabetes, bem como o controle de parâmetros inflamatórios também são muito importantes para evitar eventos cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio, pois todo o circuito da aterogenese começa com o aumento da atividade inflamatória na parede dos vasos sanguíneos. 


Além disso, o material do diagnóstico de laboratório conta com a dosagem da glicemia e da hemoglobina glicada, no caso do diabetes e da proteína C reativa ultrassensível, para medir o risco coronariano.

Uma boa alimentação, atividades físicas e combate ao estresse são ótimas maneiras de manter os níveis sempre controlados. A manutenção desses parâmetros metabólicos é parte fundamental no processo de prevenção das doenças cardiovasculares.



Valores de referência dos níveis de colesterol

Desejável Inferior a 200 mg/dL
Limítrofe De 200 a 239 mg/dL
Elevado Superior a 239 mg/dL


Fonte : PLANIN – Angélica Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como as cores influenciam seu dia-a-dia

Tratamento alternativo e decoração interferem nas reações das pessoas No mês de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em paralelo aos avanço tecnológicos da medicina, cresce dia a dia a procura por tratamentos alternativos como a cromoterapia. O que poucos sabem é que uma escolha harmoniosa das cores na decoração de casa pode aumentar seu bem-estar. A cromoterapia é a ciência que estuda as cores e aplica terapeuticamente suas características. Ela trata e equilibra o organismo, tanto nas desordens físicas, como emocionais. Cada cor do espectro de luz tem uma frequência, que vai desde o vermelho até o violeta. Para a acupunturista e cromoterapeuta Sabrina Gonsalvez, “é um tratamento eficaz, indolor, que pode facilmente ser feito em casa e é indicado para crianças, adultos e idosos.” De acordo com Sabrina, “pintar as paredes de uma casa, com a ajuda dos conhecimentos da cromoterapia, certamente causará um benefício à saúde dos moradores e pode acelerar o processo de harmoniza

4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer

O Dia Mundial do Câncer é uma data em que a atenção se volta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Determinada pela Organização Mundial da Saúde, a ideia é unir forças e diferentes setores da sociedade para ampliar o conhecimento de todos sobre a doença, incentivar a adesão ao tratamento, divulgar práticas como o autoexame e hábitos saudáveis de vida. No Brasil, O Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou no fim do ano de 2013, a estimativa de novos casos de câncer no Brasil.  Segundo a publicação, o número de casos estimado para o próximo biênio é de 394.450, sendo 52% em homens e 48,% entre as mulheres.  A estimativa é que em 2014, os tipos de câncer mais incidentes na população brasileira serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). O Hospital viValle acredita que as melhores aliadas contra a doença são a informação, a prevenção e a detecção precoce. Po

Sintomas e cuidados relativos da angina

A angina é uma manifestação de doença cardiovascular, que ocupa o primeiro lugar entre as doenças mais prevalentes  no mundo.  As anginas são classificadas como Angina Estável - aquela que ocorre com algum tipo de esforço, como subir lances de escada, pegar algum peso ou durante a relação sexual, e a Angina Instável - que ocorre sem nenhum fator desencadeante. A angina ou angina pectoris é um sinal de que as artérias do coração chamadas coronárias estão sofrendo algum tipo de obstrução que afeta a livre passagem do sangue por ela.  Resumidamente é o sinal indicativo que o sangue não esta passando, ou passando com dificuldade pelas coronárias e acarretando diminuição de irrigação do miocárdio (músculo cardíaco), fazendo com que a pessoa sinta dor no peito.  Esta obstrução é causada pela placa de gordura que se deposita no interior da artéria causando o entupimento e conseqüente a redução do aborte sanguíneo. Quando o entupimento é parcial causa à dor de angina, e a